Blog

Publicado em 28/09/2022

110 V ou 220 V: afinal, por que temos os dois padrões no Brasil?

Quem costuma viajar pelo Brasil já passou pela seguinte situação: você chega a uma cidade e na hora de plugar um eletrônico na tomada surge a dúvida se ela é 110 volts ou 220 volts ou se seu aparelho suporta a tal tensão. Isso acontece, porque quando a rede elétrica começou a ser instalada no país, no início do século 20, não foi definido um padrão —cada empresa que fazia e administrava as instalações decidiu qual usaria. Com a ampliação da rede, tornou-se economicamente inviável fazer uma troca para que houvesse uma padronização.


Mas o fato de ser 110 ou 220 volts não foi aleatório. O teto da tensão elétrica das redes de distribuição públicas seguiu normas de segurança. "Antigos estudos e observações práticas mostraram que tensões próximas de 500 V seriam seguras para utilização pelo usuário comum, quando adotadas as devidas medidas de segurança. Daí, chegou-se às tensões de 127 V, 220 V e de 380 V para uso residencial, enquanto para uso industrial 440 V ou acima disso", diz Jorge Luiz do Nascimento, professor do departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli-UFRJ). 


127 V ou 110 V? Outro ponto que causa confusão é que, muitas vezes, há em etiquetas de aparelhos a indicação de que ele funciona em 127 V, não em 110 V — tensão com a qual já acostumamos na rede elétrica da nossa casa. Isso tem a ver com a modernização do transformadores, aquelas caixas metálicas que você vê nos postes da rede elétrica e a padronização das empresas geradoras de energia. Para entender isso melhor, você pode observar o poste mais próximo de você. Aqueles fios que estão no topo são a chamada rede primária de distribuição e, geralmente, possuem uma tensão de 13.800 V. "Para alimentar as residências, comércios e indústrias, essa tensão costuma ser reduzida. Para isso utilizamos os transformadores", explica Michele Rodrigues, professora do departamento de Engenharia Elétrica da FEI (Fundação Educacional Inaciana).


Fonte: Tiltuol