Blog

Publicado em 13/08/2021

Energia dos oceanos é uma alternativa sustentável para geração de eletricidade

A cada ano que passa a necessidade de buscar novas formas sustentáveis de geração de energia que sejam viáveis só aumenta. Uma boa alternativa para isso é a energia dos oceanos. A força que vem das águas do mar tem o potencial de gerar energia limpa e ilimitada. As usinas hidrelétricas de represa são atualmente o principal meio de geração de energia. No entanto, alguns pontos negativos são marcantes no modal, como: mudanças no clima e ecossistema do local, além da implantação cara e demorada.

Por isso a força hidrelétrica dos mares têm se mostrado uma opção interessante para geração de energia limpa. A fonte de energia dos oceanos se divide em dois meios: maremotriz e ondomotriz. Entenda como funciona cada uma delas:

Energia dos oceanos - Maremotriz

A força maremotriz se assemelha ao funcionamento da represa de uma usina hidrelétrica tradicional. Um compartimento armazena água da maré cheia. Quando a maré abaixa, a água armazenada passa por turbinas, gerando eletricidade. No modelo, dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidos: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

Apesar de pouco utilizada de um modo geral, existem usinas maremotrizes em funcionamento em diferentes países. O projeto mais antigo começou a operar em 1966, na Usina de La Rance, França. Ainda existem usinas em atividade nas seguintes localidades:

- Annapolis Royal (Canadá);
- Jiangxia (China);
- Kislaya Guba (Rússia);
- Sihwa Lake (Coréia do Sul).

Energia dos oceanos - Ondomotriz

A energia provinda das ondas oceânicas, também conhecida como força ondomotriz, vem sendo discutida e desenvolvida desde os anos 70, mas a primeira instalação de fato, só aconteceu em setembro de 2008. Essa energia pode ser captada em qualquer local no oceano.

Apesar de haver uma grande variedade de tecnologias em desenvolvimento para a produção deste tipo de energia, todas utilizam basicamente a mesma lógica. O movimento das ondas faz com que geradores elétricos sejam acionados em espécies de boias semi-submersas para armazenar energia.


Fonte: Portal Educa Mais