Blog

Publicado em 01/02/2021

Sistema de automação monitora e prevê situações de risco na rede de energia do RJ

Supervisionar e controlar remotamente 500 câmaras subterrâneas, onde estão localizados os transformadores da rede de energia no centro e zona sul do Rio de Janeiro, são apenas algumas das funções desempenhadas pelo sistema de automação utilizado pela Light, a concessionária de energia.

Desenvolvido pela Siemens especificamente para atender às necessidades da concessionária na capital, o sistema utiliza a tecnologia Smart Grid e tem como objetivo monitorar e prevenir situações de risco de explosões, incêndios, inundações, intrusão, além de controlar e comandar os elementos ativos dentro da câmara como transformadores e chaves. “O conceito Smart Grid reúne tecnologias de automação, comunicação e TI, inserindo inteligência na rede de energia, o que vai dar ao Rio de Janeiro um referencial internacional de segurança e eficiência para redes subterrâneas”, ressalta Guilherme Mendonça, vice-presidente sênior da divisão Energy Management da Siemens.

A solução supervisiona, continuamente, a concentração de gases explosivos, temperatura, ventilação, invasão e inundação das câmaras subterrâneas. “Caso qualquer uma dessas grandezas monitoradas ultrapasse valores que possam causar danos ou outras consequências, é enviado um alarme por meio de um sistema de rádio para o centro de controle da Light que, imediatamente, deslocará uma equipe para o local, tomando as medidas necessárias para que não haja riscos à população”, explica José Humberto de Castro, Diretor de Distribuição da Light.

Como funciona

Tecnicamente, a tecnologia teve de ser diferenciada. “O sistema de comunicação precisa trafegar dados em ambientes hostis em termos de interferências eletromagnéticas (centro do Rio de Janeiro) e a própria câmara, que estão em pontos onde a instalação de uma antena é muito difícil”, explica Luiz Carlos Direito, Gerente de Tecnologia e Automação da Light. “Esse é um sistema dedicado a câmaras subterrâneas e poderá ser aplicado a outras concessionárias, que também possuam redes subterrâneas”, completa Guilherme Mendonça.

Adicionalmente ao projeto das câmaras subterrâneas, a Siemens está modernizando o sistema de distribuição de energia de todo o Rio de Janeiro, com a automação de mais de 25 subestações como Pavuna, Coelho da Rocha, Três Rios, Santa Clara, Influência, Olaria, Del Castilho, Queimados, Inmetro, Rocha Freire, entre outras.


Fonte: Estadão