Blog

Publicado em 28/07/2022

Variação na tensão da rede, porque ocorre?

As redes elétricas estão suscetíveis a diversos problemas que podem danificar os aparelhos das instalações, como as quedas e variações de tensão, que ocorrem com frequência.


Os equipamentos elétricos e eletrônicos para que possam funcionar de maneira adequada dependem de uma tensão e frequência constantes, com poucas variações em seus valores, esse é um dos motivos pelo qual as concessionárias de energia elétrica têm o dever de entregar uma tensão e frequência de boa qualidade, dentro das especificações exigidas pelas normas.


As quedas e variações na tensão elétrica podem ocorrer por diversos fatores, inclusive por consumos durante o dia, alguns fatores são:


Durante toda extensão de uma rede de distribuição não é possível manter a mesma tensão em todas as instalações, pois sobre todas elas haverá uma queda de tensão, por mínima que seja, dessa forma no final da rede será uma diferença considerável em relação ao início.


Outro fator que pode ocasionar a queda de tensão na rede é a distância, devido a própria resistência dos cabos, fazendo com que a tensão caia progressivamente a partir da fonte geradora, que no caso da distribuição elétrica é o transformador. O mesmo pode ocorrer dentro da instalação, caso as distâncias entre o QDC e as cargas sejam grandes.


Máquinas de lavar, microondas, ar-condicionado, aspiradores de pó, entre outros equipamentos usados nas residências podem causar um aumento na corrente quando são acionados, que consequentemente altera o valor da tensão, porém quando essa variação atinge seu valor mais alto acaba sendo por um período de tempo muito curto.


Existem situações em que a tensão dentro da instalação está baixa, porém esse valor pode ocorrer devido a fonte que vem da concessionária, que pode ser identificado pela tensão direto no medidor da concessionária.


 


Fonte: Mundo da Elétrica